terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Coleta do lixo municipal

Colocação e pergunta feitas por um cidadão de Tapes¹, no dia 5 de dezembro de 2011 (via e-mail):

"Pessoal, só pensar não adianta... tem que pôr em prática! Querem um exemplo de uma idéia que daria certo mas com certeza a politicagem não acata? Tirar definitivamente aquelas carroças que coletam lixo da cidade... ou seja, fazem a coleta mas ao mesmo tempo os cavalos sujam.... Será que ninguém se importa com isto? Ah, já sei... elas continuam lá porque isto dá voto, né? Ninguém mais aguenta aquele cheiro insuportável de [...] excrementos [modificado pelo blog] de cavalos..."


E a resposta:

No caso do serviço de coleta de resíduos uma proposta a ser estudada é de que a mesma seja executada por empresa especializada (que apresente uma série de elementos que possam atestar sua capacidade operacional, via licitação), por meio de terceirização, e que os trabalhadores que hoje exploram as corroças sejam remanejados para outros trabalhos, como a capina dos logradouros, a triagem (100% de separação entre seco e orgânico), a reciclagem e a compostagem (fazer adubo do lixo orgânico).

Nesse sistema a Prefeitura teria um alto nível de profissionalização e eficiência, podendo melhor gerir os custos de coleta e viabilizar um mecanismos de renda mínima aos trabalhadores envolvidos. Os catadores e recicladores buscariam sua renda de forma digna e em condições de trabalho adequadas, sem carroças pelas ruas, sujeira e exploração do trabalho dos animais (cavalos). O valor investido na qualidade da coleta seria revertido em eficiência e menor custode transporte e destinação final, o que hoje é realizado com o envio dos resíduos até o Município de Minas do Leão.

¹ Se houver autorização, o nome do autor da pergunta será publicado.

Participe! Novas perguntas, sugestões e ideias podem ser encaminhadas para o e-mail <pensandotapes@gmail.com>.