sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Enquete para Prefeito(a)

Veiculamos desde o dia 2 de janeiro passado uma enquete que questionava sobre qual o cidadão mais preparado para ser prefeito(a) em 2013. No início, recebemos os mais variados elogios. Em seguida, recebemos algumas críticas. Por fim, após mobilizarmos mais de 5.645 visitas em apenas 10 dias (somente no dia 9 de janeiro recebemos quase 900 visitas), chegamos à conclusão de que a enquete foi superestimada por muitas pessoas, algumas delas diretamente envolvidas com as definições de pré-candidatos em nossa cidade. Isto evidencia o quanto a imprensa local é ineficiente na contextualização de fatos que possam influenciar a vida política de Tapes e o quanto as pessoas carecem de mecanismos que proporcionem o debate político. As votações (971 votos) ultrapassaram qualquer expectativa e não guardam mais relação com o número de internautas de cidade (uma cidade muito pobre, onde poucos acessam a internet).

Isso tudo comprova que a criação deste espaço de discussão, chamado Pensando Tapes, aberto a todos(as), foi uma decisão acertada.

Abaixo, publicamos o resultado da enquete, o que para nós, ISOLADAMENTE, pouco ou nada influencia na vida política da cidade. Pois o grande saldo positivo foi a participação dos cidadãos que comentaram nos fóruns e, PRINCIPALMENTE, comentaram nas ruas, bares, restaurantes, padarias, jantares, rodas de amigos e conversas de vizinhos ao longo desses dez dias.

Continuem visitando o site e participando das próximas enquetes e dabetes.

Grande abraço!

Rafael Fernandes
Pensando Tapes

RESULTADO DA ENQUETE:

"Na sua opinião, quem está mais preparado(a) para assumir a Prefeitura de Tapes em 2013"?


12 comentários:

  1. POIS FOI UMA PENA RAFAEL, TER TERMINADO DEVIDO A CERTA PESSOA ,NÃO SABER LEVAR NA ESPORTIVA A SUA REJEIÇÃO E MANIPULAR A ENQUETE , MAS ERA VISTO QUE ISSO SERIA DO SEU DESAGRADO DEVIDO QUERER IMPOR SER O CANDIDATO A PREFEITO DA-SE PRA VER TAL ABSURDOS USANDO SIGLAS DE PARTIDO QUE NEM SABEM DE NADA E NEM A APAR DA SITUAÇÃO ESTÃO , MAS FICA AQUI REGISTRADO PRA ELE SABER QUE NÃO SOU , SÓ EU QUE ESTOU INDIGNADA , MAS QUE ELE DE UMA VOLTA PELO FACE ,PRA VER OS COMENTARIOS SOBRE A SUA PESSOA, QUE AI TALVEZ CAIA A FICHA E VEJA A REJEIÇÃO DO POVO QUE NÃO VAI SER COM UMAS MIGALHAS E MENTIRAS QUE IRA SER O PROXIMO CANDIDATO . MUITO OBRIGADO RAFAEL E A TODOS DO PENSANDO TAPES !!!!!!!!!!!!! E DALE GARCEZZZZZZZZZZZZZZZZ VC É O HOMEM !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bá!! Rafa não tinha necessidade de colocar no resultado da enquete a soma dos candidatos do PDT, é só para amenizar a lavada? pq dos outros partidos só havia 1?
    cade o João Paulo, Fabiano, Genésio??????ta esquecendo as coligações????
    E dá-lhe GARCEZ!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cicero
    Caros idealizadores do blog, acredito que a intenção de vocês tenha sido medir a popularidade dos nomes em questão, embora ainda não tenha a certeza qual o real objetivo de vocês, já que possuem ligação política e a cidade vive uma época de coalizões partidárias, quando siglas, menores ou maiores, estão definindo seus rumos visando uma vitória nas urnas no próximo pleito na corrida à prefeitura, já que ninguém quer entrar nessa pra perder. Não é mesmo?
    Entendo que não tenham previsto o rumo que esta enquete poderia tomar já que existem diversos interesses em jogo e os interessados geralmente se incomodam com essas questões e o resultado final acabou sendo mascarado, constatação que basta ter acompanhado a votação desde o início para se chegar. Esse desfecho aconteceu provavelmente pela falta de experiência ou ingenuidade de pensar que as pessoas realmente fossem honestas em expressar suas opiniões publicamente sem um mecanismo capaz de fazer esse controle, não que a maioria não tenha sido honesta, mas algumas laranjas podres estragam o pacote todo.
    Fico chateado quando vocês afirmam com propriedade no texto acima que... "Isto evidencia o quanto a imprensa local é ineficiente na contextualização de fatos que possam influenciar a vida política de Tapes...", quando eu, como representante da imprensa regional, tenho buscado sempre colocar os fatos de maneira clara, transparente e imparcial para que cada leitor possa fazer sua própria interpretação e emitir a opinião que desejar. Temos buscado informações em todas as fontes possíveis, incluindo este blog, para, a partir de conhecimentos suficientes, editarmos nossas matérias de modo que não deixe nenhuma dúvida no que publicamos. Portanto se não há o debate político não é por culpa da "imprensa local", mas talvez porque a maioria das pessoas não se interessam pelo assunto, a não ser as lideranças particularmente envolvidas e que não dão motivos para que as demais pessoas participem, a não ser de 4 em 4 anos por ocasião das eleições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cícero,

      O debate político existe, basta estar nas ruas para ver. Nosso interesse é promover cada vez mais esse tipo de debate. Quando escrevemos a palavra "contextualização" estamos nos referindo justamente à formação de opinião. Ninguém é ingênuo a ponto de pensar que exista uma imprensa imparcial. Todo veículo de imprensa tem uma opinião política e reproduz suas posições de forma direta, aberta, velada ou inescrupulosa... Sugerir que possam os orgãos de imprense serem inertes à vida política é subestimar a inteligência dos cidadãos. No entanto, a imprensa local, sujeita aos seus interesses "comerciais" e aos interesses políticos de quem anuncia ou publica (legalmente) nos seus periódicos, deixa de contextualizar muitos fatos que incluem nossas administrações. Ser dono de um jornal não é ser dono de uma empresa?

      Excluir
  4. Esses comentários viraram território do PP?

    ResponderExcluir
  5. Desculpa, mas somar os votos do PDT foi o fim. Bah...

    ResponderExcluir
  6. Olha a imprensa aí gente:

    http://www.regionaldenoticias.com.br/site_novo/geral/politica/2525-comecam-a-se-definir-as-coalizoes-partidarias.html

    Segundo o Cícero, serão 4 chapas e Sr. Álvaro Celeste já se declara pré-candidato pelo PTB.

    ResponderExcluir
  7. EU NÃO ACHEI O FIM DE TEREM SOMADO OS VOTOS PORQUE NA ELEIÇÃO MESMO NÃO EXISTE A SOMA E SIM VENCE O QUE TIVER MAIS VOTOS E LÁ O SR. X- DA QUESTÃ NAO VAI PODER MANIPULAR A VOTAÇÃO AI VOU SER OBRIGADA A AGRADECER OBRIGADO PORQUE É LOGICO QUE SÓ PODIA DAR DR. GARCEZ KKKKKKKKK E VC VAI SONHANDO EM SER PREFEITO SÓ SONHE PORQUE 2016 MARCOS VINICIUS E VC NUNCA SERÁ NEM COMPRANDO KKKKKKKKKKKKKKKK SEMPRE SERÁ ALGUEM DE RENOME NA POLITICA E ESSES SÃO DR. LUIZ CARLOS COUTINHO GARCEZ E MARCOS VINICIUS VIEIRA ALMEIDA ESSES SIM FIZERAM E VÃO FAZER POR SUA CIDADE E NÃO PRA SI PROPRIO E NESSES EU CONFIO OLHE SÓ O QUE O MAQUINHOS FEZ E TA FAZENDO POR SENTINELA ELA TA MELHOR QUE TAPES IMAGINE SÓ ISSO ENTÃO ELE É OU NÃO É UM BOM PREFEITO ????? É SR. X-DA QUESTÃ NÃO É SÓ MANIPULAR TEM QUE GANHAR KKKKKKKKKKKKKKKKK E ISSO NUNCA OBRIGADO A TODOS E DALE GARCEZZZZZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  8. temos é que ver oq vão dar como proposta e refletir pois não adianta votar por conhecer ser amigo ganhar cargo e quando vc mais precisar de saúde educação ou coisas desse tipo vc não vai ter ou vai ter q ficar plantado horas e horas num plantão sem médicos...

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez o que se vê nos comentários é o partido e o cargo que ele pode proporcionar,falta novos lideres ,pessoas que queiram trabalhar para o município e para as pessoas ,não um cabide de empregos que se renova a cada 4 anos,pagamos por estes medíocres que estão ai ,donos de nada, lideres do vazio,comandantes de fantoches

    ResponderExcluir

Participe conosco da construção de uma nova política em Tapes.

Todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
2. Comentários fora do assunto.
3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.