sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Enquete para Vereador(a)

A nossa nova enquete trata da renovação da Câmara de Vereadores. Espaço de representação de todos tapenses, do debate de ideias e de fiscalização dos atos da Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores tem responsabilidade direta pela qualidade dos serviços públicos que são oferecidos aos tapenses em todas áreas (saúde, educação, meio ambiente, lazer, infraestrutura urbana, saneamento básico, etc..).


A função do Vereador não é simplesmente a de comparecer na Câmara em dia de Sessão e votar projetos. Ele é remunerado pelos cofres públicos para dedicar-se ao dia-a-dia da atividade legislativa (participar de reuniões, comissões, audiências públicas; estudar e propor matérias de interesse da população; discutir soluções para a cidade...) e fiscalizar toda e qualquer ação ou omissão do Executivo.

Quantos de nossos atuais vereadores tem atuação junto aos conselhos que fiscalizam a aplicação das verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da merenda escolar, por exemplo? Todos eles conhecem a Lei Orgânica do Município e sabem que tipo de matéria pode o Vereador propor leis ou quais são de iniciativa exclusiva do Prefeito? Será que nossos representantes conhecem o funcionamento do Orçamento Público Municipal, já que aprovam centenas de alterações de dotações orçamentárias ao longo de cada ano?

Baseado neste entendimento realizamos entre os dias 12 e 24 de janeiro a enquete com a seguinte pergunta:

"DOS(AS) ATUAIS VEREADORES(AS) DE TAPES, VOCÊ REELEGERIA ALGUM(A) DELES(AS) OU VOTARIA EM ALGUM(A) CANDIDATO(A) NOVO(A)?"

E tivemos o seguinte resultado:



A imensa maioria (86%) das pessoas que responderam à enquete pretende renovar a Câmara de Vereadores, elegendo um(a) novo(a) vereador(a).

Deixe seu comentário. Divulgue nossa enquete e nossos outros tópicos.

9 comentários:

  1. BOM TERIAMOS BOM VEREADORES COMO O OSSIMAR MOCELIN O ENTÃO ( POLENTA ) A MARIONE GORZIZA QUE ME VEIO EM MENTE AGORA SÃO ESSE DOIS DE NOVOS OBG !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu teria muitos projetos,para melhoria no setor de turismo,saúde e educação..

    ResponderExcluir
  3. SEM CONTAR QUE O OSSIMAR MOCELIN É UM RAPAZ QUE COM A SUA IDADE É UM ÓTIMO EMPRESARIO E QUE PODERA FAZER MUITOS PROJETOS BONS PRA TAPES , E COM CERTEZA NÃO IRA VIZAR O SEU BOLSO E NEM SEUS INTERESSES PROPRIOS , MAS SIM DA SUA COMUNIDADE , E COM CERTEZA TAPES ESTARÁ BEM RESPRESENTADA E TBM COM A MARIONE GORZIZA ONDE COM CERTEZA IRÁ BRIGAR NA CAMARA DE VEREADORES MESMO SE FOR A MENORIA IRÁ IMPOR PELO MENOS A SUA OPINIÃO , TANTO ELE COMO O OSSIMAR E COMO O LUKINHAS ROCHA QUE VEM PELA ALA JOVEM E TBM NÃO PODEMOS ESQUECER O RODRIGO MORAES QUE PROMETE MUITOS PROJETOS .. ABRAÇOS ATODOS BETY AMARAL

    ResponderExcluir
  4. João Amaral:
    Em primeiro lugar queria saudar a iniciativa de Pensar Tapes. Isto é salutar em uma cidade onde a elite econômica e pensante nunca se preocupou com sua cidade. Mas creio que mais uma vez estamos começando errado. Estamos mais uma vez discutindo nomes. E esquecemos dos projetos. Não existe salvadores da pátria. Eu gostaria de saber quais medidas a serem tomadas, para que as gestantes de Tapes não tenham que se deslocar até Porto Alegre para ganharem seus filhos. Também gostaria de saber como resolver o problema da poluição da lagoa, já que nossas praias estão poluídas, segundo laudo da Fepam, e assim permanecerão até pararmos de jogar o merdeiro na lagoa. Para isto é necessário a implantação de um programa de saneamento.Então alguém vir falar de turismo sem apresentar solução para nossas praias que estão e permanecerão impróprias para banho. Quanto ao sonho de trazer indústrias para Tapes. É sonho. Para daqui a 15 anos. se tudo der certo, duplicação da 116, ampliação do Porto de Rio Grande e etc. Até hoje não adiantou dar subsídios,local para instalação etc, pois as empresas vem exploram a mão de obra e vão embora fazer o mesmo em outros municípios. O desenvolvimento tem que estar adaptado a realidade regional. Tapes não tem projeto. Hoje o modelo administrativo está falido. Para que tantas secretarias e tantos cargos de confiança. São 250. Este número serve apenas para ajeitar a companheirada. Sem eficiência administrativa. Então não adianta falar em nomes. São 20 anos andando a cegas. Para terminar, a condição fundamental para uma administração dar certo é a construção de mecanismo que garanta a participação popular. Não adianta os conselhos inoperantes e submissos ao poder municipal como existem hoje. cada região da cidade tem que discutir e propor ações ao prefeito, vereadores e assessores. Sem conselhos populares continuaremos tendo governos de elite. Encerrou um ciclo. Wilsinho, garcez, tejada. Se inicia outro e esperamos que desta vez a gente acerte. A história é uma grande educadora. Se não aprendermos com os erros históricos que cometemos e continuarmos procurando salvadores para a Câmara ou para o Executivo |Municipal, estaremos repedindo nossos equívocos. Não basta ser popular tem que fazer um governo popular, e isto só é possível se a próxima administração ter como principio a participação do povo nas decisões. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHO QUE MEU AMIGO JOAO AMARAL ESTA EQUIVOCADO PORQUE ENTRA ADMINISTRAÇÃO E SAI ADMINISTRAÇÃO ,E LAMENTAVELMENTE O DR;GARCEZ PEGOU A PREFEITURA CHEIAS DE DIVIDAS , SEM PODER FAZER NADA A NÃO SER ARRUMAR A CASA , ONDE OS FUNCIONÁRIOS HAVIAM MESES SEM RECEBER , VCS DEVEM ESTAR LEMBRADO , QUE O SR, WILSINHO NEM SABIA O QUE ESTAVA SE PASSANDO E DERAM-LHE UMA BOLA NAS COSTAS , ONDE NO DIA EM QUE ELE DESCEU AS ESCADARIAS DA PREFEITURA DEIXANDO-A , NENHUM DOS SEUS ALIADOS ESTAVAM JUNTO A ELE E FOI NÓS QUE ESTENDEMOS A MÃO PRA ELE DESCER COM HONRRA. NÃO É SONHO TRAZER INDUSTRIAS A TAPES O UNICO PROBLEMA É AS CONTAS A PAGAR PRIMEIRO , NÃO ADIANTA FAZER INVESTIEMNTOS SEM TER CONDIÇÕES DE MANTE-LOS ,AMPLIAÇÃO DO PORTO DE RIO GRANDE , MESMO PROJETO DE UM CIDADÃO QUE TBM QUER SER CANDIDATO E FAZER UMA PONTE AO OUTRO LADO ISSO É RIDICULO E SÓ PESSOAS LEIGAS PRA NÃO VEEM QUE É IMPOSSIVEL TBM E SIM PROMESSAS DE UMA CAMPANHA QUE JA VAI DAR PRA TIRARMOS UMA BASE DE COMO SERÁ A NOSSA TAPES GOVERNADA , POR PESSOA QUE QUER VER O CIRCO PEGAR FOGO ISSO SIM . SIM EM 9 ANOS AUMENTOU E MUITO OS CARGOS CC , MAS NINGUEM NUNCA RECLAMOU DELES , QUANDO ERA PRA IREM NA CAMARA MUNICIPAL NINGUEM IA ERA SIMPLISMENTE EU A OLHAR E TER QUE RIR DAS ÁÇHAÇADAS LÁ EXISTENTES , AO VEM AQUI E RECLAMAM TEM QUE IR NAS SEGUNDAS NA CAMARA E COBRAR . O PROPRIO TEJADA PROMETEU MUNDOS E FUNDOS E CADE AS OBRAS ???? ALIAS APARECEM UMA QUE OUTRA PERTO DAS ELEIÇÕES E QUAMTO AS MULHERES DAREM A LUZ EM PORTO ALEGRE SERIA MUITO INJUSTO FALAR QUE NA ADMINISTRAÇÃO DO WILSINHO OU DO DR. GARCEZ AS GESTANTES NÃO GANHASSEM EM TAPES A SAUDE FOI UMA DAS MELHORES EM 2000 COM O SECRETÁRIO WILSON VENTURA E O POVO QUIZ ( MUDANÇA JÁ ) TA AI A MUDANÇA NÃO SEI PORQUE RECLAMAM , E AINDA DIZEM EU NÃO VOTEI NELES , MAS COMO QUE ELES GANHARAM ?????????? É MAS O QUE TEMOS É QUE VER É EM QUEM JA FEZ POR TAPES E NÃO COLOCARMOS UM QUALQUER PRA SATISFAZER SEU EGO E DE NADA VAI ADIANTAR PRA TAPES .... ISSO SIM JA DEU PRA VCS PERCEBEREM ISSO NESSA PEQUENA PEQUISA FEITA QUEM DEVE E QUEM DEVEMOS TIRAR DE VEZ DAS NOSSAS VIDAS POLITICAS , PRA TAPES VOLTAR COM O TURISMO, EVENTOS E COM O NOSSO CAMPING MINICIPAL ONDE TODOS FORAM OU PRA BARRA OU PRA ARAMBARE NESSE 8 ANOS VAMOS TRAZE-LOS DE VOLTA A NOSSA CIDADE E VAMOS DIZER NÃO A PESSOAS QUE QUEREM IMPOR SEU NOME A NÓS O POVO MEU MUITO OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  5. “É muito gratificante representar a sua comunidade diante da CÂMARA DE VEREADORES, exercendo o poder de trazer melhorias a sua comunidade como por exemplo tirar crianças das ruas incentivando no esporte,valorizar o turismo de Tapes com o real valor que temos,não deixando que os nossos filhos tenham que sair desta cidade para poder ter um emprego justo e gratificante e assim ter nosso trabalho reconhecido.
    Sei, porém que há muito ainda para se fazer em nossa cidade por isso então coloco o meu nome a disposição para concorrer a uma vaga na de Câmara de Vereadores de Tapes.
    Não querendo ser apenas mais um para somar mas sim,trazendo idéias inovadoras para que nossa Tapes,volte a ser um pouquinho do que já foi,muito obrigado.
    Rodrigo Moraes..

    ResponderExcluir
  6. O grande problema que vejo em Tapes é ,os que estão a oito anos esperando pela "teta" e os que estão a oito anos mamando na teta
    ,se formos ver não possuímos técnicos nas áreas de suas responsabilidades, e parem de dizer que fulano pagou conta de ciclano ,isso é desculpa para justificar que não fizeram nada,contas existem e existirão sempre ,e o que não muda é o discurso chorado e pobre das contas que pagaram.
    Roberto Costa
    Téc.Seg.Trab.

    ResponderExcluir

Participe conosco da construção de uma nova política em Tapes.

Todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
2. Comentários fora do assunto.
3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.