terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nova política

O Pensando Tapes está engajado nas discussões e formulações do Movimento por uma Nova Política (Sonháticos). O Movimento por uma Nova Política é um movimento apartidário que tem discutido questões importantes para o Brasil e as comunidades locais - pensar globalmente e agir localmente. Compreende a necessidade de exercermos uma democracia real, de fortalecermos os canais de participação popular nas decisões da sociedade e dos governos. As ideias e princípios dos Sonháticos enquadram-se perfeitamente ao que pretende o Pensando Tapes: ser livre, aberto, autônomo e democrático, suprapartidário e sem vínculo religioso, e buscar a construção da sustentabilidade ambiental, social, econômica, ética, política, cultural e estética.

O Movimento por uma Nova Política reúne grande parte das pessoas que participaram (em 2010) do Movimento Marina Silva e fizeram com que ela conseguisse mais de 20 milhões de votos em uma campanha honesta, propositiva, sem estrutura financeira, sem apoio da mídia e com uma plataforma sustentável para o Brasil. O orgulho de ter defendido uma proposta tão coerente é o que nos une novamente, desta vez na luta por uma nova política.

A identidade do Movimento por uma Nova Política, assim como ocorre no Pensando Tapes, está em permanente construção pelos seus membros, por meio de conversas que acontecem na rede e em outros espaços, virtuais e presenciais.



Conheça (abaixo) a minuta de Carta de Princípios do Movimento Sonháticos. Este documento está em discussão no Coletivo de Formulação.


MOVIMENTO POR UMA NOVA POLÍTICA

Identidade:
  1. Não há separação real entre homem e natureza. O antropocentrismo é uma ilusão que pode ser superada.
  2. Não há separação real entre “indivíduo” e “coletivo”, entre corpo e alma, trabalho manual e intele­ctual, sujeito e objeto. E isso é radi­cal: cada pessoa está na humanidade e tem a humanidade inteira em si, as comunidades são apenas níveis de organização, os partidos e grupos são apenas partes do mesmo organismo.
  3. A disputa de poder pelo poder no Estado ou em qualquer pequena coletividade é um “pacto” de adoecimento coletivo que só reforça e agrava seus sintomas. 
Princípios:
  1. O Movimento é livre, aberto, autônomo e democrático, suprapartidário e sem vínculo religioso, e busca a construção da sustentabilidade ambiental, social, econômica, ética, política, cultural e estética.
  2. O Movimento acolhe as diferenças e a diversidade, buscando o consenso progressivo pela via do diálogo, do espírito de agregação e da postura colaborativa, da valorização das idéias e do conhecimento, respeitando o direito à divergência.
  3. O Movimento valoriza a fraternidade e a cooperação como categorias políticas na construção do bem-comum.
  4. O Movimento é vivo, baseado em livres fluxos de informação, comunicação e decisões, e será o resultado da interação entre os seus integrantes.
  5. O Movimento é uma experiência de um novo modo de fazer política: horizontal, participativo, dialógico, democrático, em rede. É descentralizado, com múltiplos pólos, discutindo múltiplos temas, organizado a partir de Coletivos e de Plenárias territoriais e temáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe conosco da construção de uma nova política em Tapes.

Todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
2. Comentários fora do assunto.
3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.