quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Enquete aponta as prioridades do novo governo

Do dia 2 de novembro ao dia 5 de dezembro de 2012, o blog Pensando Tapes promoveu uma enquete para consultar seus visitantes sobre “quais devem ser as maiores prioridades do futuro governo do Prefeito Eleito Silvio Rafaeli (PDT)”. Contando com a participação de quase 50 internautas, destacaram-se três propostas: o saneamento básico e a limpeza das praias tiveram a adesão de 62% dos participantes, consagrando-se como a grande prioridade; em seguida, aparecem a atração de pequenas indústrias (como fonte de geração de emprego e renda), escolhida por 52% dos participantes, e a limpeza da cidade, vista por 45% dos votantes como uma das maiores prioridades.

Sobre a escolha destes temas, chama a atenção que os itens ligados à saúde, atendimento médico e hospital (37% e 33%) e ao turismo e eventos (37%) estão no mesmo grau de prioridade que a construção do porto e do distrito industrial (33%), que foi a proposta que norteou a campanha eleitoral e tem sido encarada como a grande prioridade pelo prefeito eleito.

Sobre os temas que foram considerados importantes na enquete, nenhum dos três prioritários possui atualmente uma política pública sendo implementada pelo Governo Municipal, exceto o saneamento básico (apenas o fornecimento de água e o tratamento de esgoto, ainda faltam a drenagem urbana e a gestão dos resíduos), cujos os termos de concessão e as metas do Contrato de Programa recentemente foram acordados com a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) e passarão ter seus prazos observados a partir de 2013. A falta de sintonia entre as prioridades apontadas pelos participantes da enquete e aquelas que compõem a agenda institucional e política do Governo Municipal reforçam a ideia de que é fundamental a participação popular nas tomadas de decisão que organizam as políticas públicas. Exatamente o principal objetivo deste blog.

A tabela abaixo apresenta o resultado da enquete.

Pergunta: Na sua opinião, quais devem ser as maiores prioridades do futuro governo do Prefeito Eleito Silvio Rafaeli (PDT)?

Posição
Prioridade
Adesão
Saneamento/limpeza de praias
  30 (62%)
Atrair pequenas indústrias
  25 (52%)
Limpeza da cidade
  22 (45%)
Atendimento médico
  18 (37%)

Turismo/eventos
  18 (37%)
Hospital
  16 (33%)

Porto e distrito industrial
  16 (33%)
Valorização do funcionalismo
  13 (27%)
Transparência e participação popular
  12 (25%)
10º
Transporte de universitários
  10 (20%)
11º
Guarda municipal
  9 (18%)
12º
Melhorias nas escolas
  8 (16%)
13º
Energia eólica
  7 (14%)

Pista de skate pública
  7 (14%)
15º
Ciclovias/ciclofaixas
  6 (12%)
16º
Estradas/interior
  4 (8%)

Outras/não consta
  4 (8%)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe conosco da construção de uma nova política em Tapes.

Todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
2. Comentários fora do assunto.
3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.