Partidos políticos e pré-candidatos(as) às eleições municipais podem aderir ao Programa Cidades Sustentáveis, compromentendo-se com a Plataforma e com a atualização e a divulgação dos indicadores de sustentabilidade do seu município.
A Plataforma (Programa) pode ser acessada no link: http://www.cidadessustentaveis.org.br/downloads/publicacao-programa-cidades-sustentaveis.pdf
Estamos estudando a fundo a plataforma e verificando quais propostas, elementos da sua metodologia e indicadores de sustentabilidade podem ser adequados para a realidade de Tapes.
Deixe seu comentário sobre o tema.
Rafael,
ResponderExcluirDescobri a pouco o blog e o parabenizo pela iniciativa.
Gostaria de dar uma singela contribuição sobre o tema, que é a seguinte:
Tenho a impressão que para os eleitores mais comuns (que é a esmagadora e DECISIVA maioria), a política soa como algo enfadonho e irrecuperável, motivo pelo qual, ele (o eleitor) se mantém afastado a ponto de não participar/fiscalizar as ações que tem relação direta com a sua comunidade, pagando um preço muito caro por isto.
Talvez esta postura tenha origem na retórica viciada dos políticos tradicionais e no baixo nível educacional deste tipo de eleitor.
Gostei muito do post que fala sobre a importância do programas de governo, em detrimento dos candidatos/pessoa física e suas boas intenções.
As pessoas precisam aprender a votar com a razão e não com o coração. Num mundo ideal, cada eleitor conheceria, pelo menos em termos gerais, o programa de governo de cada uma das candidaturas, podendo assim, não somente identificar afinidades, mas, principalmente, cobrar a implementação e a eficiência do programa/candidato escolhido.
Como ainda estamos muito longe desta realidade, sugiro que simplifiquemos ao máximo possível este processo, possibilitando ao eleitor comum identificar claramente as ideologias e competências, mesmo sem o aprofundamento desejável nos programas de cada candidatura.
Sugiro a elaboração de um questionário sobre os principais temas da administração pública a ser colocado aos futuros prefeitos e vereadores de Tapes, numa perspectiva de curto, médio e longo prazo.
Algumas das características que deve conter este questionário:
* Linguagem clara e acessível;
* Impossibilidade de respostas evasivas (se diz que vai fazer, tem que dizer como, quando e com quais recursos);
* Plural - não pode ser tendencioso/viciados na origem. As perguntas devem ter origem em questões realmente relevantes a comunidade e não podem beneficiar ou prejudicar este ou aquele candidato (talvez tu possas colher sugestões de questionamentos pelo próprio blog);
A idéia é que tenhamos uma campanha clara e, talvez, uma agenda de ações pré-definida pra que possamos não só cobrar, mas. também colaborar como cidadãos para o sucesso da próxima gestão.
Agradeço pelo espaço e deixo uma sugestão de pauta para os questionamentos:
1) Quais são as propostas para diversificação das matrizes econômicas do município, além de suas vocações naturais - turismo e orizicultura ?
Sds
Everton Luis Ianiak - Assis Brasil, 971
(51) 8547.4660